AS INSCRIÇÕES ESTÃO ENCERRADAS!
Classificação etária: 18 anos
A oficina ocorre dia 28/09 das 08h00 às 12h00 na Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR – Campus de União da Vitória (Auditório) Praça Coronel Amazonas – Centro.
Esta oficina integra a programação do Festival Boitatá em União da Vitória
PROPOSTA DE OFICINA:
Oficina iniciante de maquiagem de efeitos especiais.
Parte prática: como fazer feridas, hematomas e zumbis com baixo orçamento.
Sobre o curso:
O curso será uma introdução a maquiagem de efeitos.
A maquiagem de caracterização e efeitos, assim como os efeitos especiais podem ser encontradas em qualquer formato de mídia audiovisual: num clipe, numa propaganda, nos filmes. Para quem quer seguir na área, seja na função de direção ou de maquiagem é importante compreender o funcionamento, dificuldades e tempo necessários para realizar essa função. A maquiagem também é uma forma de expressão e está cada vez mais popular em eventos e datas comemorativas como o dia das bruxas.
Primeiramente vamos aprender a diferença entre maquiagem de caracterização, maquiagem de efeito, efeitos especiais e efeitos visuais.
Com esses conhecimentos em mente vamos falar um pouco sobre tempo de execução, materiais e técnicas.
Depois vamos colocar a mão na massa! Vamos aprender a fazer sangue falso e algumas feridas, que podem ser usadas em filmes de ação, de terror, propagandas e clipes musicais. Tudo isso usando materiais de baixo orçamento, mais acessíveis, mostrando que não é preciso muito dinheiro pra ingressar na área. Criatividade pode ser uma grande aliada!
Aos alunos: peço que estejam dispostos a se maquiarem e serem maquiados. Não teremos modelos disponíveis, então pra prática funcionar é preciso a colaboração de todos.
Dê preferência a roupas velhas nos dias de oficina. Alguns materiais podem manchar ou estragar as roupas.
Se aprovado orçamento da produção:
Caso eu tenha todo o material o conteúdo fica o seguinte:
Parte teórica:
-Introdução a maquiagem de efeito.
-Diferença entre maquiagem de caracterização, maquiagem de efeito, efeitos especiais e efeitos visuais.
-Dificuldades, materiais, alternativas e tempo necessário pra execução.
-Utilizações práticas.
Parte prática:
-Feridas 2d
-Ferias 3d
-Arranhado de gato
-Arranhado no asfalto
-Buracos (tiro, tripofobia)
-Corte
-inchaço
-Queimadura
-Zumbi
-Como utilizar outros materiais pra incrementar a maquiagem
Público-alvo: a partir de 18 anos, quaisquer pessoas interessadas em ficção de horror em qualquer mídia e que tenham interesse, curiosidade e abertura para novas possibilidades de compreensão, apreensão e absorção do gênero como forma expressiva de criação artística.
Ministrante: Ales de Lara
Pós-graduanda em Cinema Expandido pela Universidade Tuiuti do Paraná.
Atua no audiovisual desde 2015 como diretora, maquiadora de caracterização e efeito e figurante. Criadora do coletivo independente Tattooira Produções. Atuou como maquiadora e organizadora da Zombie Walk Cwb de 2013 até 2020 onde ministrou diversos cursos de maquiagem. Realizou cursos de roteiro com Paulo Biscaia Filho, e de maquiagem com Andréia Tristão e Rodrigo Aragão. Foi finalista do programa Cinelab Aprendiz segunda temporada. Participou como maquiadora de diversos filmes, entre eles um longa metragem e uma web série. Dirigiu 14 curtas, sendo um integrante de uma coletânea no formato de longa metragem que ainda será lançado.