Boitatá, Baetatá, Baitatá, Batatá, Boiguassu, Maetatá e Mboi-Tatá. Popularmente, na lenda tupi-guarani, é uma serpente de fogo que perambula sem direção. Tal transformação acontece por meio encantatório, permitindo atormentar e afugentar das matas os humanos profanadores.

O “fogo que corre”: o 1º BOITATÁ – FESTIVAL PARANAENSE ITINERANTE DE CINEMA DE HORROR espalhará o seu fogo fátuo pelo interior do Estado do Paraná, incendiando as mentes e roubando os olhares às cidades de Matinhos, Marechal Cândido Rondon, Rolândia e União da Vitória. Seu caráter itinerante busca promover acesso democrático à cultura, difundindo o cinema de horror nacional pelo estado, além das cidades de grande porte.

O festival será de acesso gratuito e contará com mostras de longas, curtas-metragens e curtas universitários, assim como, uma sessão especial apresentando clássicos do gênero. Todas as mostras contarão com produções realizadas em território brasileiro e não terão caráter competitivo. Além disso, o evento promoverá oficinas, palestras e mesas redondas contando com palestrantes convidados.

Assim como o monstro, serão exibidos, sob a tela de cinema, filmes que revelam aqueles que se apropriam de olhares sobre a cultura brasileira.