Marcelo Miranda - Ministrante da Oficina

Esta oficina integra a programação de Marechal Cândido Rondon

DATA DE REALIZAÇÃO: 02/09/2022 – 03/09/2022, DAS 9H30 ÀS 12HS

LOCAL: SALÃO ALEMÃO (MARECHAL CÂNDIDO RONDON – PR)

A partir de definições do gênero horror e de um histórico através dos tempos, passando por literatura, quadrinhos e cinema, a oficina pretende definir alguns parâmetros para um melhor entendimento e apreensão das experiências horríficas propostas em obras de ficção. É preciso ter elementos de sobrenatural para ser horror? Precisa dar medo? Existe diferença entre terror e horror? O que é suspense? A oficina vai se organizar a partir de formulações teóricas, exemplos práticos em filmes e textos e estímulo ao diálogo e a exercícios críticos. 

Público-alvo: a partir de 18 anos, quaisquer pessoas interessadas em ficção de horror em qualquer mídia e que tenham interesse, curiosidade e abertura para novas possibilidades de compreensão, apreensão e absorção do gênero como forma expressiva de criação artística. 

MARCELO MIRANDA Jornalista e crítico cultural, especializado em ficção de horror para cinema e literatura. Ministrou o curso “Cinema de Horror: o medo através dos tempos” e foi coordenador e curador da mostra “Medo e Delírio no Cinema Brasileiro” em Belo Horizonte. Ministrou diversas palestras e debates sobre o tema e tem artigos publicados em vários livros, entre eles “Tim Burton, Tim Burton, Tim Burton” (ed. Estronho), “O Melhor do Terror dos Anos 80” e “O Melhor do Terror dos Anos 90” (ed. Skript). Assistente editorial e autor de ensaios no livro “Contos Reunidos do Mestre do Horror Cósmico” (ed Ex Machina), maior coletânea de histórias de H.P. Lovecraft em língua portuguesa.