Esta oficina integra a programação de Rolândia

DATA DE REALIZAÇÃO: 10/09/2022 – 11/09/2022, DAS 9HS ÀS 12HS

LOCAL:  Centro Cultural Nanuk – R. Duque de Caxias, 1679, Centro.

ESTRUTURA DO CONTEÚDO:

2 aulas de 2h30min/cada, em um total de 5 horas, com conteúdo dentro da área de

produção de efeitos especiais no cinema.

Aula 01

Materiais e técnicas para efeitos práticos no cinema.

Uma extensão da temática expondo os diferentes materiais e técnicas possíveis para a realização de efeitos especiais.

Teoria, materiais, making-ofs, demonstrações e moldes iniciais.

-O que é Efeito Especial, quais são os tipos e sub-genêros.

-Como os efeitos se aplicam à uma produção.

-Desenvolvimento conceitual, a criação:

*Criação Plástica do conceito (realidade Vs. Senso comum)

– As diferenças, filmes independentes (baixo ou sem orçamento) e filmes de alto orçamento.

– Teorias e Técnicas aplicadas de acordo com o perfil da produção:

*Materiais alternativos

*Eficácia e praticidade

*Criatividade e conhecimento na criação

– Exemplos de aplicações em filmes independentes (Making of’s, portfolio).

-Estudando filmes: O estudo de alguns efeitos e props.

Exercício prático: como utilizar o sangue em cenas de efeitos, como tiros em corpo, facadas e

cortes. O uso de squibs e sistemas de pressão.

Aula 02

O que é um filme do gênero fantástico e como construir a cena de efeito especial dentro do roteiro cinematográfico.

A classe será dividida em grupos, a proposta é que os grupos criem suas cenas de um filme contendo efeitos especiais. Após as cenas serem criadas o processo de análise técnica, como calcular o custo, materiais, direção da cena, decupagem, storyboards, técnicas e diferentes aproximações será explicado e discutido entre os grupos usando entre outras ferramentas, filmes já trabalhados e seus roteiros e storyboards.

1- O processo do roteiro inverso: criando a partir dos recursos já disponíveis;

2- Produção: a indústria, as funções e o cinema de guerrilha

a. A indústria do cinema

b. O processo de produção

c. Funções artísticas e logísticas na Produção Cinematográfica

d. Visão Geral dos Equipamentos

3- Como decupar a cena;

4- Passando o conceito artístico do roteiro para a prática: se comunicando com os outros

profissionais;

a. Função do Diretor

b. Função do Assistente de Direção

c. Função do Diretor de Arte

d. Linguagem

5- Importância da análise técnica;

6- Narrativa, como o efeito trabalhará dentro da decupagem do filme;

7- Conclusão geral sobre a produção de cinema de gênero independente e efeitos especiais.

Currículo do realizador:

Kapel Furman:

Kapel Furman

Especializado em efeitos especiais, design de criaturas e direção para o gênero fantástico, trabalhando profissionalmente desde 1997 e com créditos em mais de 75 longas, Kapel Furman já foi indicado ao prêmio de Melhores Efeitos Especiais da Academia Brasileira de Cinema pelos filmes “O Cheiro do Ralo”, “Encarnação do Demônio” e “Bróder”. É ganhador do prêmio Guarani de melhores efeitos especiais por “Encarnação do Demônio”. O curta “06 tiros, 60ml” foi agraciado com o prêmio Buenos Aires Rojo Sangre de melhores efeitos especiais; e o premiado “S.W.Metaxu”, foi exibido em diversos prestigiados eventos de cinema, como o clássico Festival de Sitges, que descreveu o filme como “Explodiu nossas mentes aqui”. Comparado pelo cineasta Carlos Reichenbach como discípulo nativo de David Cronenberg e

Dario Argento, Kapel também é apresentador do reality show Cinelab, do Universal Channel e SyFy, série sobre cinema e efeitos especiais, indo para sua 6a temporada e exibida em 10 países. Seu trabalho com efeitos especiais foi elogiado pela crítica internacional especializada, descrevendo-o como: “Os efeitos de alta qualidade são cortesia do experiente mago brasileiro Kapel Furman, eles são o holofote do filme(…) (Screen Anarchy- Todd Brown (XYZ); “Repleto de imagens impactantes e um trabalho de efeitos de alta qualidade, alguém pode chamar por favor Guilhermo del Toro?” (Bruxels International Fantastic Film Festival); “(…)para deixar Sam Peckinpah orgulhoso.” (Fantastic Fest); “Mergulhado em gore” (Variety magazine), “Uma masterclass em carnificina “(The Guardian) .